Cuidados com a pele negra no verão
Cuidados com a pele negra no verão
Quem possui pele negra recebeu uma ajudinha da genética, pois esse tipo de cútis apresenta um alto nível de melanina e colágeno, deixando a pele mais resistente ao sol e ao envelhecimento. A pele negra tem maior predisposição a oleosidade, machas e foliculite, sendo que, no calor tudo isso piora.
No verão, é fundamental redobrar os cuidados com a saúde da pele, pois nessa época do ano, ela sofre várias alterações internas, além dos fatores externos, como os raios UVA e UVB, água do mar e o cloro da piscina. Não é só as peles claras, que precisam de cuidado extra nessa época, as peles negras também precisam de uma atenção extra. Confira 5 cuidados essências para pele negra no verão:
1. Protetor solar com FPS 30!
A pele negra tem uma alta concentração de melanina, possuindo dessa forma, uma barreira de proteção natural contra os raios solares, o que faz que muitas pessoas pensem que não necessitam de protetor solar. Porém, a melanina não protege completamente os danos da radiação dos raios solares, e ainda pode promover a formação de manchas. Por isso, é importante usar protetor solar, de FPS 30 ou superior, durante todo o verão.
2. Produtos livres de óleo
A pele negra tem tendência a ser um pouco mais oleosa, especialmente no verão, quando o calor estimula a produção das glândulas sebáceas. Por isso, é fundamental investir em um hidratante bem leve, com textura gel-creme, para reequilibrar os níveis de água e óleo na pele, esses produtos irão manter a pele sequinha.
3. Limpar o rosto
Para eliminar com a oleosidade do rosto, é preciso lavar a região todos os dias. O ideal é limpar e a pele pela manhã, assim que acordar, e à noite, antes de dormir. Utilize um sabonete específico para a face, nunca use o mesmo sabonete que costuma usar no corpo, e procure utilizar um sabonete com os ativos específicos para o seu tipo de pele.
4. Hidratação
A hidratação é importante para manter a pele íntegra. Por conta do clima, da qualidade do ar e outros fatores, a barreira cutânea pode ficar fragilizada, o que facilita, inclusive, a influência de micro-organismos nocivos. Portanto, usar produtos hidratantes duas vezes por dia é aconselhável (pode ser antes e depois de dormir) de preferência após o banho, quando os poros estão mais suscetíveis a uma melhor absorção do produto.
5. Esfoliação
Esfoliar é o ato de desprender, soltar, retirar substâncias de alguma superfície. No caso do tratamento estético, a esfoliação remete à remoção de células mortas da pele. Existem diversas formas de realizá-la: com produtos específicos, de forma caseira, no dermatologista. Deve ser feita uma vez por semana ou, dependendo do tipo de pele duas.
Nossa clínica dermatológica fica no coração de Higienópolis, Zona oeste.
Atendemos procedimentos de dermatologia clínica, Dermatologia Cirúrgica, e tratamentos estéticos.