Suor excessivo? Pode ser hiperidrose.

Suor excessivo? Pode ser hiperidrose.

Texto por Débora Ildefonso
Você costuma transpirar muito, mesmo que esteja frio e no calor sofre com uma transpiração descontrolada? Você pode ter hiperidrose sem saber. A condição diz respeito a um nível de produção de suor além do considerado necessário para manter a temperatura ideal para o corpo. Isso acontece porque algumas pessoas possuem o que chamamos de glândulas sudoríparas hiperfuncionantes, ou seja, as glândulas que produzem suor estão em uma condição que as fazem produzir mais suor que o normal.
A doença afeta principalmente axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, planta dos pés e e pode decorrer de diferentes causas como fatores emocionais ou hereditários. Mas o suor excessivo pode atrapalhar o cotidiano pois é responsável pelo desconforto, constrangimentos e pode até mesmo abalar a autoestima.
Existem dois tipos de hiperidrose, sendo tipo primário e secundário. O primário geralmente se manifesta na adolescência e está mais relacionado a fatores genéticos e a secundária costuma aparecer ao longo da vida e possui mais chances de estar relacionado a fatores emocionais do que a hiperidrose primária. A boa notícia é que existem tratamentos para qualquer tipo.
A doença não é grave na maioria dos casos e os tratamentos são mais simples como antitranspirantes apropriados para bloquear os dutos de suor e preservando contra o mau odor. Em outros casos, existem diferentes tipos de tratamentos que podem ser feitos através de cirurgia, injeções, laser ou remédios orais.

Se você identificou os sintomas, agende sua avaliação com a Dra. Ana Paula Urzedo para descobrir qual seria o melhor tratamento para você, caso seja diagnosticado com hiperidrose. Esperamos por você!